terça-feira, 30 de outubro de 2012

DJ 101


Se você estiver interessado em se tornar um DJ clube que gira as plataformas para as mais quentes clubes, ou deseja ir a rota DJ móvel, jogando casamentos e eventos, é necessário obter-se equipado com o equipamento certo. Apesar de discotecar é, em grande parte, cerca de habilidade e prática, um DJ só pode ser tão bom quanto o equipamento que ele trabalha, por isso é essencial que você começar com o pé direito.

Embora DJ equipamento é um tema cada vez mais desenvolvendo e evoluindo, podemos dividi-la em três grupos principais:

1 - Equipamentos de entrada

Refiro-me a tudo o que está envolvido em equipamentos realmente fornecer o sinal da fonte (a música). Esta poderia ser uma plataforma giratória, um leitor de CD (vulgarmente designado por um "CDJs") ou até mesmo um computador laptop ou desktop. Se você gosta de uma abordagem prática para a arte, você provavelmente vai querer ir a rota de toca-discos ou leitores de CD. Este tipo de equipamento dá-lhe mais "hands-on" sentir de cada canção. Se, no entanto, você prefere que as coisas sejam tão organizado e tão fácil de usar quanto possível, você pode querer considerar o uso de um laptop ou configuração do computador. Ambos têm seus prós e contras respectivos, e são assuntos comuns do que chamo de "debate DJ". Em última análise, tudo se resume a aplicação: Se você está planejando ir para o "Clube DJ" rota, então você quer algo que lhe permite ser tão artística e interativa possível (gira-discos, CDJs). Se, por outro lado, você está indo jogar para casamentos todo o tempo, você provavelmente vai querer algo que pode conter uma grande variedade de música em todos os tempos, e é fácil de usar (como um laptop com software de DJ ).

2 - Equipamento de mistura

Aqui refiro-me à mesa de mistura (ou mixer). A tarefa do mixer é dar-lhe o controle sobre o volume de cada fonte para que você possa criar um bom fluxo entre as faixas. Misturadores de todas as formas muitos diferentes e tamanhos para diferentes aplicações. Se você só pretende usar uma configuração básica, como dois leitores de cd e um microfone, tudo que você precisa é de um misturador de canal simples de dois ou três. Se, contudo, você pretende ter várias fontes, uma de cinco canais "clube" mixer ou até mesmo uma mesa de mistura seria mais adequado. Mais uma vez, isso tudo se resume a aplicação.

3 - Equipamentos de saída

Refiro-me ao equipamento que realmente faz o som, ou seja, os alto-falantes. Existem duas opções quando se trata de alto-falantes - alimentado e sem energia, caso contrário, referidos como sistemas activos e passivos (respectivamente). Altifalantes activos têm um amplificador embutido que é perfeitamente compatível com o alto-falante. Altifalantes passivos, por outro lado, são puramente falantes, e precisam de um amplificador separado, a fim de funcionar. Você encontrará geralmente que DJs preferem alto-falantes ativos, pois isso equivale a menos equipamentos para carregar, enquanto clubes e bares usam sistemas passivos, como nunca precisa mover qualquer equipamento. Mais uma vez, ambos os sistemas têm os seus prós e contras, e decidir sobre o que melhor lhe convier é uma questão de aplicação.

E isso resume o básico de equipamento de DJ. É claro, existem outros tipos de equipamentos, como microfones e fones de ouvido, mas eu preso ao básico aqui. Ao iniciar-se, eu sugiro que você alugar alguns equipamentos de uma empresa de aluguer de som e experimentá-lo antes de comprar. Isso também lhe dá a oportunidade de brincar antes de cometer grandes quantias de dinheiro para a causa....

Nenhum comentário:

Postar um comentário