sábado, 24 de novembro de 2012

Microsoft Licensing explicada (XP, Vista, Server 2003)


Se algum de vocês já tentaram descobrir leis de licenciamento da Microsoft você sabe como frustrante e confuso que é. Eu escrevi uma breve explicação abaixo que abrange o Windows XP, Vista e Server 2003.

- Windows XP Windows XP é bastante simples. Quando você compra um novo PC, geralmente, vem pré-carregado com o Windows XP. Se é uma área de trabalho, o Certificado de Autenticidade adesivo é geralmente no lado do caso. Para notebooks, o adesivo é geralmente baixo. O adesivo contém a chave de produto do Windows, que é a sua licença. Você só é permitido usar essa licença em um PC. Você pode transferi-lo para outro PC, mas você deve remover o Windows do PC originalmente em primeiro lugar. Você pode ativar o Windows XP um número ilimitado de vezes. Por favor note que se tiver sido inferior a 120 dias entre ativações você terá que ligar para a Microsoft para ativar por telefone.

- Windows Vista

As mesmas regras se aplicam para o Vista como para o XP com algumas pequenas alterações. Você está autorizado duas ativações através da Internet. Se isso fica ultrapassado você vai precisar ligar para a Microsoft para ativar. As razões mais comuns para a necessidade de ativar o Windows novamente incluem: reformatação do disco rígido, Moving Windows para um PC diferente, uma grande alteração de hardware (normalmente mudar a placa-mãe).

- Windows Server 2003

Este é o lugar onde as coisas ficam confusas. Primeiro vamos explicar brevemente os dois usos comuns para um servidor.

1. Application Server - Usuários entrar no servidor para executar aplicativos instalados diretamente no servidor. Típico chamado Terminal Services.

2. File Server - As unidades de dados são mapeados a partir do servidor para as estações de trabalho para efeitos de ter um local comum para arquivos e / ou bancos de dados.

Quando você instalar o Windows Server 2003, precisa ser ativado apenas como XP e Vista fazer. Quando você compra o sistema operacional que ele geralmente vem com cinco licenças de usuários. Se você está pensando em usá-lo como um servidor de aplicação (Terminal Services) os 5 licenças não significa que você pode conectar até cinco usuários para o servidor. Você ainda precisa adquirir licenças de serviços de terminal do usuário para cada usuário que planeja conectar. Esses 5 licenças que vieram com o sistema operacional são licenças do Windows. Então, digamos que você tem 10 usuários que precisam conectar. Você, então, precisa de 10 licenças de usuário e 10 de serviços de terminal do usuário licenças para um total de 20 licenças para seus 10 usuários. Confuso? Bem, fica melhor.

Você pode configurar o Server 2003 para distribuir licenças de duas maneiras: por dispositivo ou por usuário.

- Por Dispositivo

Este é da Microsoft "A CAL Por Dispositivo fornece a cada computador cliente o direito de acessar um servidor de terminal que está executando o Windows Server 2003. CAL Por Dispositivo é armazenada localmente e apresentado ao servidor de terminal cada vez que o computador cliente se conecta ao servidor. "

O que significa é que "por dispositivo" é definido por padrão e cada estação de trabalho que tenta se conectar deve ter o TS Licenças armazenado localmente e apresentado ao servidor sempre que ele tenta se conectar. Por dispositivo licenças não podem ser transferidos para outro computador.

- Por Usuário

Mais uma vez da Microsoft "No modo de licenciamento por usuário você deve ter uma licença para cada usuário. Com o licenciamento por usuário, um usuário pode acessar um servidor de terminal a partir de um número ilimitado de dispositivos e só precisa de uma CAL, em vez de uma CAL para cada dispositivo."

O que isso significa é que você deve configurar manualmente o servidor para "por usuário" licenciamento TS. Em seguida, instalar as licenças no servidor, por isso sempre que um usuário tenta fazer o login, uma licença disponível será utilizado. Você pode ter tantos usuários quanto você tem as licenças apropriadas para.

O "Per User" método não é controlado. O que significa que não há nenhuma maneira de impor o uso da licença e você pode superar as suas conexões. Por exemplo, se você só tem 5 licenças, e são definidos como "Per User" não haverá nada que o impeça de conectar 100 usuários. Lembre-se que fazer isso é uma violação do Acordo da Microsoft Licença de Usuário Final.

Para mais informações, por favor visite o Microsoft na web....

Nenhum comentário:

Postar um comentário