terça-feira, 20 de novembro de 2012

Recuperando dados de servidores (RAIDs)


O que são servidores?

O servidor ou o computador servidor é aquele que foi projetado especialmente para executar determinadas aplicações. Assim, o sistema operativo num servidor diferente do utilizado em computadores normais também. Os tipos de aplicativos que são executados em um servidor depende da função que realiza e da quantidade de tráfego que recebe.

Estas aplicações são especialmente concebidos para que eles possam ser executados sem falha, mesmo quando o computador está sem vigilância por longos períodos de tempo. As características típicas de um computador servidor incluem alta confiabilidade, capacidade de funcionar sem fonte de alimentação, maior memória primária e processamento mais rápido, mais quantidade de memória RAM e capacidade de armazenamento etc

Alguns dos servidores também são projetados para executar funções específicas. Estes são chamados de aparelhos de servidor e incluem roteadores, gateways, switches etc

Em servidores, os componentes que podem sofrer danos mecânicos normalmente têm uma quantidade elevada de força. Estes podem incluir os fãs e discos rígidos. Os servidores em geral carecem de GUI (Graphical User Interface), ou seja uma tela ou um monitor. Assim, o processador não tem que processar comandos de I / O e, consequentemente, a velocidade do processador não tem importância para uma grande extensão.

Se o servidor passa a ser grande, então em vez de aumentar a velocidade de um processador, processadores múltiplos são usados. Estes podem ajudar na execução paralela de diversas operações. Habitualmente, os servidores de operar em salas que são continuamente ar condicionado de forma a assegurar que eles não aquecem.

Os sistemas operacionais dos servidores também são diferentes e são geralmente obtidos a partir do sistema operacional UNIX. Os diferentes tipos de servidores, dependendo de sua funcionalidade são servidores de aplicativos, servidores de email, servidores proxy, servidores de jogos, servidores de fax, etc

O que é RAID?

RAID significa Redundant Array of Inexpensive Disks. Estes geralmente são usados ​​no lugar de discos rígidos em caso de computadores servidores. O objetivo principal, no caso de RAID é fazer a transferência de dados mais rápida e para armazenar muitas cópias dos mesmos dados para que permanece disponível mesmo quando um dos disco rígido pára de funcionar.

Quando os dados são armazenados em RAID, o seguinte são atendidos:

· Espelhamento: As cópias dos dados são armazenados em vários discos.

· Striping: O ficheiro que está a ser armazenado é dividido em várias partes e é armazenado em discos diferentes.

· Correção de erros: Verificando os dados disponíveis e garantir que ele está livre de erros e se forem encontrados erros, possivelmente corrigi-los.

Geralmente, os discos rígidos RAID estão dispostos em 5 níveis de cada um dos quais realiza uma operação diferente. Para além deste outras configurações também estão disponíveis e assentamento de unidades de disco rígido também é uma opção.

Como pode RAID perda de dados ocorre?

A perda de dados a partir de dispositivos RAID pode ocorrer devido às seguintes razões:

· Embora os dispositivos RAID são normalmente apoiadas pela UPS, falta de energia pode ocorrer neles algumas vezes. No entanto, seria levar a perda de dados se alguma transferência maior de dados está ocorrendo naquele momento.

· RAID pode sofrer de danos físicos, resultando em falha de todas as unidades de disco rígido, levando a uma perda de dados presentes neles.

· O erro humano pode resultar em perda de dados do RAID.

· Outra causa para a perda de dados é setores defeituosos. Se os dados são gravados em tais setores, em seguida, o mesmo não pode ser lido. Este tipo de erros pode ser corrigida por sistemas operacionais. Enquanto corrigir tais erros, que corrige sobre a área danificada e que não é mais usado para armazenamento de dados.

Assim, quando os dados são perdidos a partir de dispositivos RAID, o acesso ao sistema completo será negada ou, em alguns casos, uma parte dos dados irá tornar-se indisponível.

RAID recuperação dos dados

Recuperação de dados de RAID é possível na maioria dos casos. Mesmo se o dispositivo tiver sido danificados, os dados podem ser recuperados do mesmo bit-a-bit e, em seguida, combinados em conjunto, a fim de obter o processo completo para trás.

Erros lógicos que levaram à corrupção de dados pode ser corrigido por meio da utilização do software para o efeito. Esse software está disponível na Internet no entanto, para garantir que os dados são recuperados é preferível contratar uma empresa de recuperação de dados que lida com dispositivos RAID.

Em caso de perda de dados, lembre-se sempre de escolher a empresa de recuperação de dados sabiamente como esta, em grande medida determina a se os dados perdidos serão recuperados. Tudo de bom!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário